Home / Uncategorized / Você sabia que o post-it foi inventado por acidente?

Você sabia que o post-it foi inventado por acidente?

Enquanto um monte de pessoas aproveitam as vantagens e facilidades da era digital, seja com smartphones, tablets, notebooks, uma boa parcela das pessoas ainda insistem e preferem algumas coisas não tão atuais para facilitar o dia-a-dia. Hoje em dia eu, particularmente não me adéquo mais a esse segundo grupo, mas a até bem pouco tempo atrás, sim.

Navegando pela internet me deparei com a história do Post-it e resolvi contar por aqui, pois me relembrei de muitas vezes em que eles foram uteis de alguma maneira. Ainda hoje tenho alguns blocos deles em casa.

Até pouco tempo atrás, era um produto muito usado e visto em quase todos os lugares. Lembro até de ter trabalhado em uma empresa onde não se podia mais usá-los, porque todos exageravam demais colando nos monitores e até mesmo nas paredes das salas. Hoje, praticamente não os vemos mais por aí, as facilidades tecnológicas estão tomando pouco a pouco seu espaço.

Em 1968, o cientista Spencer Silver, da empresa 3M, estava tentando desenvolver um adesivo mais forte, mas por acidente, acabou criando uma espécie de adesivo que era sensível a pressão, era reutilizável e cuja aderência não era muito forte. Ou seja, ele basicamente criou o oposto daquilo que pretendia.

Durante um bom tempo ele tentou promover essa criação dentro da própria 3M, mas não foi muito bem aceito. Em 1974, um colega de trabalho que participou de um dos seminários de Spencer, teve a ideia de usar o adesivo como marcador de página em um livro seu. A partir disso, ele então, conseguiu apoio junto a 3M para desenvolver  melhor a ideia. A cor amarela pela qual ficaram conhecidos os Post-its, foi escolhida por acidente. A equipe que trabalhava ao lado da equipe que desenvolvia o Post-it tinha apenas papel amarelo para usar como rascunho.

O produto foi lançado em 1977, com o nome de “Press ‘n Peel”, mas os resultados não foram muito bons. Cerca de um ano depois eles mudaram a estratégia e distribuíram amostras grátis diretamente as pessoas na rua. 94% dessas pessoas afirmaram que comprariam o produto caso estivesse a venda. Então em 1979, eles relançaram o produto, agora apenas com o nome de “Post-it“.

Em 2003, eles inovaram novamente e lançaram no mercado o “Post-It Brand Super Sticky Notes”, que tinha uma cola mais forte e que aderia melhor em superfícies verticais e até mesmo em lugares não-lisos.

Veja também

Tentando melhorar a alimentação das suas tropas, Napoleão mudou a forma como as pessoas se alimentam até hoje

Você tem alguma comida enlatada em casa? Muitas pessoas hoje dependem delas para fazer refeições …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com