Home / Turismo / O jardim venenoso

O jardim venenoso

O Jardim Alnwick é um dos lugares mais bonitos do norte da Inglaterra. Nele, existem vários hectares de plantas lindíssimas, que parecem convidar os visitantes a um passeio muito agradável. Mas ali mesmo em Alnwick, há um espaço que é mantido separado por enormes portões de ferro. Os visitantes do jardim são instruídos a não parar para cheirar as flores, pois é ali que existem mais de 100 tipos de espécies de plantas venenosas.

Quando Jance Percy virou a duquesa de Northumberland, em 1995, ela ganhou, junto com o título, o Castelo de Alnwick (que serviu de cenário para Hogwarts nos dois primeiros filmes de Harry Potter ). Quando sua família se mudou para o castelo, seu marido pediu que ela cuidasse dos jardins pois estavam em desuso completo, ostentando apenas várias filas de árvores natalinas.

Seu marido deve ter imaginado que isso a manteria quieta e ocupada, mas ela fez bem mais que isso. Em 1996, ela contratou Jacques Wirtz, um paisagista que já tinha trabalhado nos jardins da residência do presidente da França. E isso funcionou muito bem, os jardins atualmente possuem mais ou menos 14 hectares e atraem mais de 600.000 visitantes por ano, o que faz com que seja uma das atrações mais populares do norte da Inglaterra.

Foto: Duncan Andison/Corbis
Foto: Duncan Andison/Corbis

Ela realmente queria fazer algo diferente e ao mesmo tempo único, quem sabe até um jardim botânico. Mas foi durante uma viagem a Itália que ela acabou mudando um pouco seu pensamento. Quando visitou o jardim venenoso dos Médici, ela ficou encantada. Em outra viagem logo depois, para o maior hospital da Escócia medieval, ela aprendeu sobre esponjas soporíficas (que provocam sono), ópio e cicuta (usados para anestesia de amputados no século XV), e isso reforçou ainda mais seu interesse em criar um jardim com plantas letais.

A partir disso, ela começou a coletar plantas venenosas para seu jardim, onde selecionou 100 espécies variadas que acabaram enraizando. A única observação era: as plantas precisavam ter uma boa história, ou seja, que fossem assassinas e exóticas.

Os visitantes geralmente se surpreendem quando aprendem coisas que até então não lhes eram conhecidas, por exemplo: o louro, muito comum nos jardins ingleses, pode ser tóxico. Quando folhas de louro foram podadas para serem levadas pro lixo, os motoristas dos carros adormeceram enquanto dirigiam, isso porque os galhos emitem uma fumaça tóxica.

Por causa do perigo dessas plantas, os visitantes do Poison Garden (Jardim Venenoso) não podem cheirar, tocar ou provar qualquer uma delas. Mesmo com as restrições, os visitantes podem acabar sendo vítimas de alguma maneira. Recentemente 7 pessoas desmaiaram quando passeavam no jardim, por inalar vapores tóxicos.

mw-datura-sauveolens-angels-trumpet
mw-aconitum-napellus-monkshood
mw_laburnum
mw_ricinus_communis
mw_poison_garden_tunnel

Uma parte interessante é que há uma missão educacional no jardim. Nele, crescem diversas plantas de variadas drogas (como coca e cannabis), que a duquesa e os guias usam como ponto de partida para ensinar a respeito das drogas. É uma maneira de educar as crianças, sem que elas percebam.

Algumas plantas menos conhecidas não deixam de ser bastante interessantes também. Uma das favoritas da duquesa é a Brugmansia (ou trompete de anjo), que é nativa da América do Sul. As mulheres vitorianas costumavam manter uma flor dessa planta nas mesas de jogos e adicionar pequenas quantidades de pólen ao chá, que estimulavam uma viagem parecida com a do LSD. “É uma maneira incrível de morrer, porque não causa dor“, diz a duquesa. “Um grande assassino geralmente é um afrodisíaco incrível.”

Você se interessou pelo assunto? Gostaria de conhecer o lugar? Saiba mais abaixo.

Para visitar o jardim Alnwick

Durante o segundo semestre de 2019 a visitação ocorre diariamente até 02 de novembro, das 10h as 18h.

Preços (incluem a entrada para o jardim, o Woodland Walk e a Treehouse)

Adulto £ 12
Criança (5-16) £ 4.50
Criança (0-4) Grátis
Família £ 30

Em https://www.alnwickgarden.com/buy-tickets/ você pode adquirir ingressos para diversos outros passeios, que incluem o castelo, eventos de lazer, ser jardineiro por um dia, um por-do-sol com vista pra cascata, chá da tarde, entre várias outras opções.

O passeio para o jardim venenoso só pode ser feito acompanhando por guia.

Endereço: Greenwell Road Alnwick, Northumberland, NE66 1HB
Se estiver usando navegação por satélite, siga NE66 1YU

Contatos:
01665 511350
info@alnwickgarden.com]

Site oficial: https://www.alnwickgarden.com

Veja também

Templo Padmanabhaswamy (Índia)

Todos os dias eu faço pesquisas na internet buscando achar assuntos novos e interessantes para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com