Indaíz

Uma das coisas mais legais de se ter uma banda e tocar por aí, é a quantidade de pessoas que você conhece e com muitas delas chega a desenvolver uma amizade verdadeira. Conheci a Indaíz em 2016 ou 2017, tocamos juntos mais de 10 vezes e os trago aqui para vocês conhecerem. Só tenho pontos positivos para falar desses caras, que são incríveis em tudo o que fazem.

Em 2020, a Indaíz acabou de completar 11 anos de vida e permanece contrariando as estatísticas de bandas que surgem nas periferias e uma das coisas que mais chama a atenção é que a banda virou mais do que só a música, se transformou numa causa. Abraçando as causas da região noroeste (principalmente Taipas e Jaraguá) de São Paulo que é um território de luta, a ideia de que “tocar é pouco“, faz completo sentido e é o que eles tentam levar como princípio.

O coletivo “Atitude Punk” é uma das muitas referências para eles no que diz respeito ao trabalho sociocultural na quebrada e, partindo desse princípio, tentam dar continuidade ao trabalho iniciado por eles na década de 1990.

Durante a atual pandemia, infelizmente, dá pra sentir na pele a democracia que o estado fascista tem para oferecer e é por isso que vários coletivos tem ficado da linha de frente para auxiliar as favelas e aldeias (apenas na região noroeste de São Paulo, são 6 aldeias Guarani Mbya). Aqui vale lembrar também que eles estão envolvidos com os coletivos Salve Quebrada e Ocupa Pinheirinho, além de anualmente promoverem o “Circuito Clandestino”, cujo foco é fomentar a cena cultural independente das regiões noroeste e oeste da cidade, dando uma visibilidade a artistas e bandas autorais.

Discografia
Favela (2014)
Liberte Tua Alma (Single)
Firme e Forte na Missão (Single)
Jaraguá é Guarani (Single)

Aqui vai uma música pra você

Em 2020 a Indaíz está preparando o seu novo álbum “Jaraguá é Guarani”, que contará com 8 faixas, sendo 7 músicas inéditas e uma poesia, além de várias participações como: Vagner Souza, Elaine Alves e grupo de Rap Indígena Oz Guarani.

Acompanhe a Indaíz nas redes sociais:
YouTube
Instagram
Facebook
Twitter

E também os coletivos e eventos
Salve Kebrada
Ocupa Pinheirinho
Circuito Clandestino

Veja também

Obitto (SP)

Mais uma banda de amigos que eu faço questão de postar aqui. Originada no fim …

Um comentário

  1. Valeu Nitha!
    Seguiremos juntos, com fome e sede de justiça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *