Home / Mitos e Lendas / Um Yokai chamado Betobeto-san
SH350002

Um Yokai chamado Betobeto-san

Quando você está andando por uma estrada solitária à noite, e ouve passos atrás de você, não se assuste. Você provavelmente atraiu a atenção de um yokai conhecido por Betobeto-san. Se você não estiver com disposição para a companhia desse yokai, basta dar um passo para o outro lado da rua e dizer “Oh, por favor, Betobeto-san – você primeiro”. Com isso dito, o Betobeto-san vai seguir em frente sem te atrapalhar.

Significado de Betobeto-San

A palavra “beto beto” (べ と べ と) tem significados diferentes em japonês. Os japoneses adoram os homófonos, e muitas vezes temos o kanji que ajuda a esclarecer o significado. Nesse caso é diferente, pois beto beto é escrito em hiragana, então para achar o significado é preciso pensar mais um pouco.

Um das traduções mais comuns para beto beto é “pegajoso”. E é isso que você vai encontrar na maior parte dos dicionários. Outro significado refere-se a uma onomatopéia do som de passos (beto beto beto…). Na minha opinião, isso faz até mais sentido, devido a natureza do Betobeto-san.

O que é Betobeto-san?

Durante grande parte de sua existência, Betobeto-san era apenas um yokai aural. O som provocado pelo Betobeto parece com o de tamancos de madeira quando andando em ruas duras, embora Betobeto-san é mais encontrado vagando pelas estradas do campo.

Existem outras lendas parecidas em todo o Japão, mas com alguma pequena variação. Na região de Fukui, o yokai é chamado de “Bisha ga Tsuku” e a principal diferença é que ele só sai no inverno, o barulho de seus passos é como o de alguém caminhando atrás de você, esmagando a neve.

Independentemente do caso, Betobeto-san ou Bisha ga Tsuku não é um yokai perigoso e não faz mal a ninguém. Se você ouvir ele te seguindo, atravesse a rua e convide-o para passar por você. Se você estiver na região de Nara, a frase é “Betobeto-san, Osakini Okoshi” (“Por favor Betobeto-san, você vai primeiro”). Betobeto-san aceitará o convite e passará, procurando outra pessoa para seguir.

Uma história de recusa

Existe uma história de Betobeto-san em que ele não aceitou o convite. Um homem estava carregando uma lanterna em uma rua escura quando ouviu os passos inconfundíveis de Betobeto-san atrás dele. Sabendo o que deveria fazer nesse caso, ele se afastou e disse: “Depois de você, Betobeto-san”. Mas para sua surpresa, ele ouviu uma resposta: “Eu não posso ir em frente. Está escuro demais. ”O homem então ofereceu a Betobeto-san sua lanterna, e ficou ainda mais surpreso ao ouvir um“ obrigado”em resposta, e de ver sua lanterna cair na rua à sua frente, segurada por mãos invisíveis.

O homem voltou para a casa dele no escuro e encontrou a lanterna na manhã seguinte.

Aparência de Betobeto-san

Mizuki Shigeru encontrou Betobeto-san quando ainda era pequeno. Um amigo seu lhe ensinou como deveria fazer para deixar o Betobeto-san passar.

Quando cresceu, Mizuki Shigeru virou um desenhista profissional e ele foi o primeiro a dar uma aparência física ao yokai. Em todas as história relatadas até então, Betobeto-san não era nada mais do que o som de passos. Mizuki imaginou esse yokai como sendo redondo com um grande sorriso.

Antes dos desenhos de Mizuki, Betobeto-san era um yokai desconhecido e não era incluído em nenhuma das principais enciclopédias sobre yokais. Recentemente, em uma pesquisa realizada no Japão que questionava as pessoas qual seu yokai favorito, mostrou que Betobeto-san agora figura entre os 5 mais populares.

Veja também

Ninmenju – Um demônio japonês que é uma árvore com flores que parecem cabeças humanas

O Ninmenju é uma árvore estranha do folclore japonês que se diz ter flores que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com