Trolls

Os Trolls são personagens que já estamos acostumados a ver, principalmente em filmes e livros, mas o que talvez você não saiba é que a origem e algumas características sobre esses míticos seres.

Origens

Um troll é um ser originário e popularizado a partir da mitologia nórdica e dos folclores escandinavos. Nas fontes mais antigas de sua origem, os trolls eram descritos como vivendo em rochas, montanhas ou cavernas isoladas, geralmente vivendo juntos em pequenas comunidades e eram considerados perigosos para os humanos.

O substantivo troll, que significa diversamente demônio, lobisomem e gigante, pode ter sua origem da palavra proto-germânica “trullan“.

Quando compilamos as informações sobre os trolls, podemos de uma maneira geral dizer que existem dois tipos: Trolls das montanhas e florestas ou Trolls das cavernas.

Aparência

Os trolls da floresta ou montanha são mais comumente retratados como criaturas grandes, silenciosas e brutais, semelhantes a um neandertal. É esse tipo de troll que aparece no Senhor dos Anéis e também em Harry Potter. Esse tipo de troll também é comum em alguns RPGs quando você precisa resolver algum enigma para seguir seu caminho.

Já os trolls das cavernas são praticamente o contrário dos da floresta. Eles vivem basicamente no subsolo, com estatura menor que a de um humano comum, possuem barrigas grandes e braços e pernas curtos. Eles também não são amigáveis e também tentam enganar ou confundir os seres humanos.

John Albert Bauer – The Princess and the trolls

Comportamento

A tendência comum entre esses seres é viverem isolados e como dito antes, morando em florestas, montanhas ou no subsolo. Geralmente buscam lugares sombreados e, quando isso não for possível, saem apenas após o por-do-sol ou com o céu escuro.

A interação com outros seres não é comum, nem positiva. Alguns trolls podem até tolerar a presença de estranhos, mas outros ficam irritados e podem partir para o ataque.

É comum que eles persigam, intimidem, sejam agressivos e até atormentem outros seres. Alguns chegam a sequestrar seres humanos ou outros seres humanoides para serem seus escravos ou servir de alimentação.

Com relação a vestimenta, geralmente suas roupas são escassas (apenas uma tanga ou túnica). Já os trolls mais velhos são conhecidos por usar casacos mais compridos.

Vale lembrar que embora os trolls não sejam cristãos, em geral eles não adoram nenhuma divindade. Sua reverência é mais voltada para os antepassados, membros mais velhos de sua família ou os mais poderosos entre eles.

Crenças

Acredita-se que por serem seres não-cristãos, quando os sinos de uma igreja tocam, eles ficam assustados e correm para longe. Outra coisa que pode fazer um troll sair em disparada são os raios (provavelmente reflexo das lutas desses seres com Thor, que os teria perseguido por toda a terra). Algumas lendas dizem que os trolls se transformam em pedra quando expostos à luz solar e que essa é a fonte dos enormes penhascos em lugares como Trold-Tindterne (Troll Peaks) na Noruega.

Trollstigen (O Caminho dos Trolls) – Noruega

Fontes:
Wikipedia
Warriors of Myth
Life in Norway
The Powder Room
Britannica

Veja também

Lecanomancia ou hidromancia

Lecanomancia, é uma forma de hidromancia desenvolvida pelos antigos assírios. Trata-se de um método de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *