Home / Mitos e Lendas / Todomeki – Um Demônio Japonês com Centenas de Olhos

Todomeki – Um Demônio Japonês com Centenas de Olhos

Imagine a cena: uma jovem  completamente vestida com uma túnica velha e esfarrapada chega perto de você a noite em uma rua iluminada. Como uma mendiga, ela mostra pra você sua mão pedindo uma esmola, e espera que você seja gentil e faça uma doação. Na hora que você vai retirar da sua carteira algum trocado, as luzes da rua clareiam o braço estendido da moça e você vê centenas de globos oculares piscando.

O que Todomeki significa?

Lendo diretamente o kanji, todomeki significa “demonio de centenas de olhos“. Ou seja, 百 々 (todo; centenas) + 目 (eu; olho) + 鬼 (ki; demônio).

Há outra leitura para todome, que é 鳥 目, “olho de pássaro” (鳥 todo; pássaro) + (目 me; olho). Nesse caso, não se refere exatamente a um olho de pássaro de verdade, mas mais à sua forma. No Japão antigo, as moedas tinham um buraco redondo no centro, para que elas pudessem ser amarradas e carregadas em uma corda. Algumas moedas japonesas modernas ainda mantém essa característica. Este buraco lembrava as pessoas a forma de um olho de pássaro, daí então “todome” virou uma gíria para dinheiro.

A História

A história não oficial fala de uma jovem que nasceu com braços extremamente longos. Ela aproveitou seus atributos naturais para se tornar ladra, constantemente roubando dinheiro. Mas o espírito maligno do dinheiro marcou seu corpo com centenas de olhos, um para cada moeda que ela havia roubado. Assim, ela virou todomeki, um demônio com centenas de olhos.

Veja também

8 Mitos e lendas da Europa Oriental que você provavelmente não conhece

A maior parte dos mitos e lendas da Europa Oriental são sobre criaturas assustadoras e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com