Home / Estranho e Extraordinário / Criaturas Estranhas / Mito: Dobhar-Chu (Irlanda)

Mito: Dobhar-Chu (Irlanda)

O Dobhar-chu é uma criatura do folclore irlandês e seu nome em português é “Cão da água“. Sua aparência seria semelhante a de uma lontra, mas em alguns casos foi também descrito com aparência meio cachorro e meio peixe.

Acredita-se que sua medida aproximada é de 2 metros e embora ele também seja conhecido como “crocodilo irlandês“, não há nenhuma característica nele que se assemelhe a um réptil, então essa referência deve ser mais relativa a sua velocidade e raiva, do que a aparência.

Muitos avistamentos do Dobhar-chu já foram documentados ao longo dos anos. Em 2003, Sean Corcoran (um artista irlandês) e sua esposa afirmaram ter visto um Dobhar-Chu na ilha Omey. Segundo a descrição deles, a estranha criatura era escura e fez um barulho (uma espécie de grito) muito assustador, além disso tinha nadadeiras que pareciam pés e conseguia nadar muito rápido. 

O Dobhar-Chu também é conhecido por atacar de maneira muito repentina, com violência e sem que tenha sido provocado. Muitas mortes já foram associadas a ele, porém a maior parte dos testemunhos foi passado apenas de boca em boca. Mas existe pelo menos uma história que acabou literalmente sendo gravada:

No cemitério de Conwall, existe uma lápide que mantém a credibilidade da existência do mito. A lápide hoje em dia está um pouco desgastada, mas possui uma escultura na pedra que mostra um estranho animal sendo esfaqueado. A história conta que uma mulher foi morta por um Dobhar-chu, enquanto lavava roupas no lago Glenade. Quando o marido veio encontrá-la, ele encontrou o animal sentado em suas roupas ensanguentadas e corpo da sua esposa mutilado. Ele matou o animal com uma facada no coração.

Fontes:
Cryptopia
Fandom
Sligo Heritage

Veja também

Lecanomancia ou hidromancia

Lecanomancia, é uma forma de hidromancia desenvolvida pelos antigos assírios. Trata-se de um método de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com