Home / Mitos e Lendas / Lecanomancia ou hidromancia

Lecanomancia ou hidromancia

Lecanomancia, é uma forma de hidromancia desenvolvida pelos antigos assírios. Trata-se de um método de adivinhação realizado através da interpretação de padrões e ondulações que são deixadas na superfície da água em uma bacia quando pedras preciosas são lançadas nela. A interpretação é feita através do som, junto com as ondas que são formadas.

A água é uma metáfora da criação, ligada ao fluxo da inconsciência coletiva. Os antigos sentavam-se perto de um recipiente com água e observavam seu movimento criar padrões para que eles interpretassem. Muitas vezes, um espírito aparecia dentro da água e trazia uma mensagem.

Muitos mitos também foram criados sobre criaturas que podiam viver na água. Os antigos gregos, por exemplo, acreditavam que espíritos da natureza habitavam água fresca.

Nas antigas cerimônias de iniciação, passavam-se horas olhando para uma poça de água ou uma urna sagrada cheia de água, com a intenção de receber mensagens dos deuses. Era necessário tempo e foco, além de muita concentração. Isso trouxe para eles visões dos deuses e até mesmo do futuro.

Nostradamus foi um dos praticantes de hidromancia, que usava para receber mensagens e previsões. Ele anotou tudo o que viu, infelizmente a maior parte dessas mensagens eram muito enigmáticas, o que dificulta seu entendimento até os dias atuais.

É necessário uma mente focada enquanto olha para a água, quanto mais aberto para esta experiência, mais rapidamente poderá receber e entender as mensagens. O mais difícil na verdade é entender os significados, já que em sua grande maioria são complexas e enigmáticas.

Que aprender hidromancia? Veja abaixo algumas técnicas conhecidas:

Na natureza:
Em um dia calmo, perto de um corpo de água (um riacho ou lago), observe a movimentação da água. Sente-se, relaxe e fique observando. Pode-se também deixar cair uma pequena pedra e tentar entender as ondulações que são formadas. Uma imagem pode ser que apareça, já que a água está sempre em transição (uma metáfora para o fluxo da nossa realidade). Alguns preferem fazer isso a noite, preferencialmente na lua cheia, por causa das energias lunares.

No interior:
Encontre um lugar tranquilo e sem distrações. O importante aqui é manter a mente focada.

Escolha uma tigela onde vai deixar a água (não é necessário que ela tenha algum padrão, mas preferencialmente seja de vidro, latão ou prata). Coloque esta tigela em um espaço nivelado e seco, onde fique mais fácil para observar. Taças de cristal usadas para harmônicas também podem ser usadas, mas cuidado para não quebrar, já que elas estão sintonizadas para outro fim.

Qualquer água pode ser usada, mas acredita-se que as melhores águas são coletadas em uma noite de lua cheia ou quando o sol se põe.

História:
Ma Del Rio (1551-1608), um jesuíta, descreveu vários outros métodos de hidromancia, veja abaixo:

1 – Pendurar um anel em uma corda e mergulhá-lo em um vaso de água que foi balançado. A previsão é feita pelo número de vezes que o anel atinge a lateral do vaso.

2 – Quando três pedras são jogadas na água parada, são feitas observações a partir dos círculos formados quando elas atingem a água.

3 – Baseando-se nas cores da água e figuras que nela apareciam, ele afirmou que muitas previsões sobre guerras foram feitas.

4 – Pronunciar algumas palavras misteriosas (infelizmente não consegui encontrar informações a respeito do tipo de palavras ou frases a serem ditas) sobre um copo de água, depois são feitas observações de acordo com o movimento gerado na água.

5 – Deixar cair uma gota de óleo em um vaso com água, que fornece um espelho através do qual coisas maravilhosas se tornaram visíveis. Del Rio o chamava de Modus Fessanus.

Você acredita que é possível fazer alguma espécie de adivinhação, previsão do futuro, contato com algum deus ou ser, através da observação da água? Deixe sua opinião.

Veja também

O Povo Escondido – Orang Bunian (Malásia)

É interessante como vez por outra acabo caindo em algum assunto que tem a ver …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com