Home / Mitos e Lendas / Judas Iscariotes, o Pai de Todos os Vampiros?

Judas Iscariotes, o Pai de Todos os Vampiros?

Pouca gente sabe, mas existe uma lenda que diz que os vampiros se originaram com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus Cristo. A Bíblia conta que Judas traiu Cristo por 30 moedas de prata e após sua crucificação, Judas tentou devolver as 30 moedas, mas quando os sacerdotes não receberam de volta o dinheiro, ele as jogou longe e se acabou por suicidar-se. Essa referência é encontrada em Mateus 27 3-5.

De acordo com uma antiga lenda hebraica, Judas foi o primeiro vampiro da história, mas existem escritos antigos de todo o mundo que mencionam vampiros existindo muito tempo antes de Cristo. Os egípcios registraram a existência de uma criatura muito parecida com um vampiro que teria existido a mais de seis mil anos atrás.

O livro de Alugah, a história do castigo de Deus para Judas Iscariote

Em um livro muito antigo, um monge chamado Aed conta que Deus castigou Judas Iscariotes depois que ele se enforcou, trazendo-lhe de volta a vida e amaldiçoando-o a viver até os últimos dias. Diz que Judas temeria o sol e a luz do dia. Ele continua, dizendo a Judas que a vida está no sangue e que o sangue dos seres humanos vivos seria o único que Judas se alimentaria novamente.

Quadro do suicídio de Judas (Limbourg brothers)
Quadro do suicídio de Judas (Limbourg brothers)

O livro diz que Deus disse a Judas:  “você nunca encontrará o conforto da morte. Nada irá matar você ou seu tipo, mas você vai procurar a escuridão e viver em lugares úmidos. Desejando que possa saborear água de novo, mas nunca passará pelos seus lábios. Você passará os muitos anos lembrando o que você fez e o que foi feito para você em troca. E você saberá que seu fim estará em um lago de fogo ardente que nunca vai sair.

O livro também conta que Deus disse a Judas que qualquer coisa que tenha ligação com Cristo seria uma aversão a Judas e os de seu tipo, incluindo a prata. Como Judas traiu seu filho por prata, a prata iria traí-lo. A palavra vampiro não aparece no livro, mas várias referências a Criaturas da Noite são feitas.

Basicamente, a história do livro todo conta que Deus criou uma raça de seres para se alimentar do sangue dos humanos, mas não revela nenhum segredo profundo de vampiros. É provável que o monge Aed tenha ouvido a história de outras pessoas e escreveu o que ouviu.

Uma lenda dos Hebreus

Há uma lenda entre o povo hebreu que diz que Deus amaldiçoou Judas e que ele e seus mortos vagariam por sua terra como criaturas da noite até o fim dos tempos. Eles acreditavam que Judas Iscariotes tinha cabelos vermelhos quando viveu e que os vampiros de cabelo vermelho eram diretamente descendentes de Judas.

A lenda tem a mesma teoria de que os vampiros têm aversão à prata devido ao fato de Judas ter recebido 30 moedas de prata para trair Cristo. Judas tentou, sem sucesso, devolver as moedas e acabou por se enforcar. A lenda diz que Deus se recusou a permitir que Judas escapasse daquele jeito, e ordenou que ele e seus descendentes vagassem pela terra como vampiros.

Outra lenda

Judas (com cabelos vermelhos deixando a última ceia)Outra lenda diz que Lúcifer se recusou a permitir que Judas morresse enforcado, por isso criou uma raça meio humana e meio demoníaca de Judas, condenando a ele os seus descendentes a vagar pela terra até o fim dos tempos. Esta lenda também afirma que todos os vampiros tem olhos vermelhos e queimarão se expostos à luz solar direta.

Alguns pontos

Os vampiros não são mencionados em nenhuma parte de qualquer versão da Bíblia cristã, apenas os demônios.

O vampiro faz parte do folclore do leste europeu e da Irlanda há milhares de anos e os caçadores de vampiros eram reais. Muitos caçadores de vampiros foram presos pela polícia em cemitérios ingleses portando cruzes, alho, estacas de madeira e martelos. Algumas pessoas realmente acreditam na existência de vampiros. Os mais recentes ocorreram em julho de 2009 e quase sempre as acusações são retiradas antes que o caso chegue ao tribunal.

 

Veja também

8 Mitos e lendas da Europa Oriental que você provavelmente não conhece

A maior parte dos mitos e lendas da Europa Oriental são sobre criaturas assustadoras e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com