Abracadabra

Abracadabra, também pode ser pronunciada como Abrakadabra ou Abrahadabra.

Essa palavra, bastante conhecida, também possui vários significados no oculto e nos antigos mundos da mitologia, numerologia, cabala, mágica, feitiçaria e também na medicina folclórica, possivelmente derivada das palavras hebráicas Ab, Ben e ruach a Cadesch (Pai, Filho e Espírito Santo).

Este termo tem sido utilizado para encantos cabalísticos, conotações mágicas em escritos gnósticos, e também pode estar relacionado a palavra grega Abraxas,que também é uma divindade dos antigos assírios. Também é dito que foi muito usado por médicos judeus para curar febres e algumas doenças.

O primeiro registro escrito dessa palavra é associado ao médico gnóstico do século 3, Quintus Severus Sammonicus. Sammonicus usou a palavra como uma fórmula para curar febre e asma. Seu poema “Percepta de Medicina” detalha instruções sobre como usá-la como encanto.

Ao dizer a palavra em voz alta, acreditava-se invocar forças sobrenaturais poderosas. Por este motivo, é utilizado por mágicos e ilusionistas durante seus truques e magias e por conjuradores para invocar e banir certos espíritos. Quando por escrito, geralmente era vista em uma configuração como a que segue:

abracadabra

Acredita-se que tanto demônios quanto certos males irão diminuir e diminuir até desaparecer, conforme o encantamento. Algumas vezes como proteção, era escrito em um pergaminho e pendurado ao pescoço por um fio de linho.

Veja também

Mito: Jenglot (Indonésia)

Jenglot é uma criatura que faz parte da mitologia da Indonésia e é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *