Home / Mitos e Lendas / A cidade perdida de Paititi

A cidade perdida de Paititi

Existem várias histórias sobre cidades que desapareceram ao longo dos tempos e uma das mais famosas é El Dorado, que teoricamente seria uma cidade construída toda em ouro e que estaria escondida em algum lugar no meio das florestas tropicais da América do Sul.

A lenda de El Dorado é na realidade a lenda do Chefe Muisca (o Dourado), que se cobria com pó de ouro antes de cerimônias religiosas. A verdadeira cidade de ouro, seria Paititi.

Resumindo: Os espanhóis guerrearam com os Incas por quase 40 anos e os incas abaram indo para Vilacamba. Nesta região conseguiram conter os invasores por mais algum tempo, até 1572. Quando os Incas foram completamente conquistados, os espanhóis encontraram a cidade quase deserta. Aparentemente os Incas fugiram para um novo local desconhecido e levando com eles todos os seus tesouros.

É lógico que a cidade nunca foi encontrada, muito menos todo o ouro que poderia existir por lá e dessa maneira, a história passou a tratá-la apenas como mito.

Acontece que em 2009, fotos de satélites de algumas áreas desmatadas na região do Acre, no Brasil, revelaram que existiram por lá assentamentos. Pelo Google Earth é fácil localizar (foto abaixo). Isso fez com que historiadores e arqueólogos começassem a rever tudo o que imaginavam até então. Poder ser que Paititi realmente tenha existido e pode ser que haja um tesouro Inca perdido.

Antes disso, muitos exploradores já morreram procurando por Paititi e muitos outros estão convencidos de que ela está escondida em regiões ainda inexploradas da Amazônia. O livro “O Mundo Perdido” de Sir Arthur Conan Doyle foi escrito inspirado nessas buscas.

Em 2001, o arqueólogo italiano Mario Polia descobriu o relato de um missionário chamado Andres Lopez em arquivos do Vaticano. No documento, que data de 1600, Lopez descreve detalhadamente uma cidade rica em ouro, prata e jóias, localizada no meio da selva tropical chamada pelos nativos de Paititi. Lopez informou o papa sobre sua descoberta e o Vaticano manteve sua localização em segredo.

Devido à localização remota da área, assim como montanhas densas que precisam ser percorridas, é normal que Paititi seja tão difícil de ser encontrada.

E você, o que acha? Acredita que realmente possa existir uma cidade de ouro escondida dentro das florestas da região amazônica do Brasil ou arredores? Conte pra gente sua opinião.

Fontehttps://coolinterestingstuff.com

Veja também

Rokurokubi

Este Yokai do folclore japonês pode ter seu nome traduzido para algo parecido com “Pescoço …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com