O templo de Hathor e a lâmpada de Dendera (Egito)

No antigo panteão egípcio, Hathor foi uma importante deusa. Ela era a personificação de alegria, amor e maternidade. O principal centro de culto a Hathor, foi em Dendera, que até hoje permanece como um dos templos mais bem preservados de todo o Egito. O Templo de Hathor é o maior e mais impressionante edifício de um complexo religioso, com uma entrada incrível, esculturas com riqueza de detalhes impressionantes, hieróglifos e tetos decorados.

O complexo

O Complexo do Templo de Dendera está localizado a cerca de 60 km ao norte de Luxor, em uma área de 40.000m². Dentro deste complexo, existem várias estruturas, incluindo o templo onde Ísis nasceu, um sanatório e até mesmo um lago sagrado. Mas, sem dúvida, o que chama mais atenção é o templo de Hathor (que ficou ainda mais famoso pela escultura que parece retratar uma lâmpada como as que temos em nossas casas hoje).

Templo do nascimento de Ísis

Construído para homenagear a deusa Ísis, este foi um dos últimos postos criados para adorar a deusa. A entrada do templo é marcada por um poste de 18m de altura, com relevos de Ptolomeu XII ferindo inimigos.

Na parte central do templo, a “mammisi” (casa do nascimento) é dedicada a Hórus, filho de Ísis e Osíris. Os faraós posteriores se assumiram como sendo descendentes mortais de Hórus e participavam de rituais celebrando a vida de Ísis e Hórus. Num salão próximo, pode-se observar a reutilização do templo como igreja cristã, com algumas cruzes esculpidas nos relevos e imagens de deuses egípcios um pouco desfiguradas. Em uma porta lateral, seguindo até o portão de Adriano, há uma imagem do deus Hapi, sentado em uma caverna, representando a nascente do rio Nilo.

Fachada do Templo de Hathor

Templo de Hathor (Templo principal)

O templo de Hathor foi construído durante o período ptolomaico, no reinado de Ptolomeu XII e Cleópatra VII. Mesmo tendo sido construído por uma dinastia de governantes que não eram egípcios nativos, o design foi desenvolvido de acordo com outros templos clássicos.

Os governantes ptolomaicos e romanos do Egito usaram o complexo como meio de propaganda. Por exemplo: na parede do lado externo de um dos templos, há uma escultura enorme de Cleópatra VII e seu filho com Julius Caesar, Caesarion. Os dois estão vestidos com roupas egípcias e oferecendo sacrifícios.

Hathor também era considerada uma deusa da cura, e isso acaba ficando mais claro por existir um sanatório no templo. Ali, os peregrinos seriam curados pela deusa. Haviam quartos para os doentes esperarem a deusa aparecer em seus sonhos e ajudá-los.

Lâmpada de Dendera

A lâmpada de Dendera

A lâmpada de Dendera é uma representação encontrada no templo de Hathor, que parece mostrar um bulbo. Dentro desse bulbo, uma cobra forma uma linha ondulada de uma flor de lótus (o encaixe do bulbo). Um “fio” leva a uma pequena caixa na qual o deus do ar está ajoelhado. Ao lado da lâmpada, está um pilar djed, conectado à cobra, e um babuíno com duas facas.

Interpretações

Existem várias teorias a respeito dessa representação. Uma delas sugere que os padres realizavam um ritual que criava uma pequena quantidade de luz durante as festas de ano novo. Os que defendem essa teoria afirmam que trata-se de um processo de 3 partes. Primeiro, o bulbo é sustentado por uma figura ajoelhada, fazendo três “ondas” emanarem da serpente, depois o bulbo é sustentado por um pilar Djed, fazendo quatro “ondas” emanarem da serpente e finalmente, o “bulbo” é apoiado contra um pilar Djed vertical que faz com que cinco “ondas” emanem do corpo da serpente. Acredita-se que as ondas sejam representações das vibrações que vão aumentando a medida que as cenas progridem.

Outra teoria muito conhecida e com muitos adeptos propõe que os desenhos representam o uso de tecnologia elétrica no Egito antigo, principalmente comparando com os dispositivos modernos (como tubos Geissler, tubos Crookes e lâmpadas comuns). Essa teoria também ganha força a partir do momento em que não foram encontrados traços de pó resultantes de queima de materiais orgânicos (que poderiam ter sido usados para iluminação) em nenhuma das salas.

Mais imagens

 

Gostaria de conhecer o complexo do Templo de Dendera? Fiz algumas pesquisas na web e achei esta empresa reconhecida que faz passeios individuais ou em grupos, partindo de Luxor, com uma duração aproximada de 12 horas.

Alguns detalhes:

  • Transporte particular saindo de Luxor até Dendera em um tour privado totalmente personalizável.
  • Saída diariamente as 7h a partir dos hotéis mais centrais em Luxor.
  • Descubra os destaques de Dendera por estrada ou pelo rio Nilo.
  • Explore o Templo de Hathor, a Basílica Copta e o Templo de Ísis.
  • Atenção personalizada com um guia particular.

Nesta pesquisa, calculei com base 2 adultos e 1 criança de até 2 anos e o valor para este passeio particular ficou em € 95,70 (aproximadamente R$ 434,00)

No site da Viator você pode personalizar seu passeio. Clique AQUI.

Veja também

Fotografias pós-morte

Hoje em dia vivemos em uma sociedade que possui muitas facilidades tecnológicas e, uma delas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *