Home / Estranho e Extraordinário / Šiauliai, a Colina das Cruzes

Šiauliai, a Colina das Cruzes

Šiauliai é a quarta maior cidade da Lituânia. Com uma população de mais de 100.000 pessoas, muitos consideram esta cidade a capital da Lituânia do Norte, embora não exista qualquer documento que confirme essa informação.

A história dessa região pode ser rastreada até 1236, o ano em que uma sangrenta batalha aconteceu não muito longe de Šiauliai. Essa batalha ficou conhecida como a Batalha de Saule. A história da Colina das Cruzes começa a mais ou menos uns 11 quilômetros ao norte de Šiauliai.
Em uma determinada colina na região, existem muitas centenas de cruzes enfincadas no chão, aparentemente sem nenhuma ordem. A impressão que dá é como se um rio de pessoas passasse pela área, cada um colocando uma cruz naquele lugar.
Os locais chamam o lugar de Colina das Cruzes e, de acordo com os últimos levantamentos, este morro tem agora mais de 100.000 cruzes. Existem muitas histórias diferentes que tentam explicar como, quando e porque começaram a colocar cruzes na colina. As histórias que cercam o monte vão desde guerras, levantes, lendas, visões misteriosas e relatos de assombração.

Esta colina especificamente é mencionada pela primeira vez em uma crônica de 1850 em uma história que remonta a época em que a Lituânia ainda fazia parte do Império Russo. Em duas ocasiões separadas, em 1831 e 1863, os lituanos decidiram se posicionar contra o governo czarista e foi quando um grande número de pessoas desapareceu.

Sem poder fazer nada e em memória daqueles que sumiram, as pessoas começaram a colocar cruzes no topo desta colina. A tradição pegou e as pessoas agora colocaram cruzes não apenas em tristeza, mas também por boa sorte e fortuna e pelo bem-estar do país.

Outra história envolve a Santa Virgem Maria. Quando o Século XIX chegou ao fim, as pessoas começaram a falar sobre uma aparição no topo da colina, uma visão da Virgem Maria segurando o menino Jesus em suas mãos. Isso foi motivo suficiente para muitos chegarem a esta colina para orar e deixar uma cruz. E assim nasceu a Colina das Cruzes.

Durante a época da União Soviética, Šiauliai era um lugar considerado indesejável. Em 05 de abril de 1961, assim que a noite caiu, as cruzes foram brutalmente demolidas, quebradas e destruídas pelas autoridades soviéticas. Cruzes que eram de madeira foram queimadas e as de metal foram derretidas, já as de pedra foram colocadas no chão e usadas para fazer estradas.

Quando a Lituânia declarou independência, a cada dia que passava, o número de cruzes na colina passou a aumentar, milhares de pessoas invadiram a colina, cada um carregando sua própria cruz e as deixando lá. Algumas pessoas também levaram estátuas da Virgem Maria e de Jesus.

A história desta colina e seu papel como monumento se espalharam pelo mundo e hoje é uma atração turística importante. Hoje este lugar é um dos destinos favoritos para uma grande quantidade de pessoas que a visitam todos os anos e que tornam essa colina um símbolo imortal de resistência e fé.

Fonte: https://www.abandonedspaces.com

Veja também

Coincidência

Você acredita em coincidências? Muitos críticos acreditam que a coincidência não é nada além de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com