Home / Estranho e Extraordinário / Quem foi Fulcanelli ?

Quem foi Fulcanelli ?

A alquimia é, em si, uma área de prática e estudo misteriosos. No entanto, nada é mais misterioso do que as pessoas que a praticam ou, pelo menos, as pessoas que supostamente a praticavam. Um tal homem era conhecido apenas através de suas publicações e seus alunos. Eles o chamavam de Fulcanelli e este era o nome que aparecia em seus livros, mas ele parece perdido para a história.

Descobrir mais sobre a vida de Fulcanelli é praticamente impossível. Sabe-se que ele nasceu no final do século 19 e seus trabalhos foram publicados na primeira metade do século 20. Ele escreveu sobre uma esposa em suas notas, então presume-se que era heterossexual e casado. A suposição muitas vezes feita é de que Fulcanelli, quem quer que fosse, foi bem educado. Isto é baseado na qualidade de sua escrita e sua capacidade de escrever em vários idiomas, incluindo sua terra natal, francês, bem como latim e grego. No entanto, isso é apenas especulação. O fato é que não existe nenhuma evidência de sua escolaridade, seu casamento ou até mesmo a sua capacidade de escrever bem. Ele poderia ter contratado alguém. Quando as pessoas dizem Fulcanelli era um mistério, eles não mentem.

Até mesmo o nome Fulcanelli acredita-se ser um pseudônimo que protegeu o verdadeiro autor por quase um século. No entanto, três nomes dos homens conhecidos estão associados a Fulcanelli. Estes são os nomes de seus alunos. O mais famoso dos seus alunos foi Eugene Canseliet. Este homem supostamente transformou chumbo em ouro, um truque que aprendeu com seu mestre. Ele tornou-se aluno de Fulcanelli quando tinha apenas 16 anos de idade. Dentro de alguns anos, Jean-Julien Hubert Champagne e Gaston Sauvage também se tornaram seus alunos. Sauvage supostamente testemunhou Canseliet transformar chumbo em ouro. Champagne foi o ilustrador das obras de seu mestre, que foram publicadas depois do desaparecimento de Fulcanelli em torno de 1926.

 

Teoria

Canseliet é mesmo uma das identidades de Fulcanelli. Ele foi responsável pela publicação de livros do alquimista depois de seu desaparecimento. Ele também alegou ter visto ele em 1953 em um castelo espanhol. Ele alegou ainda que o homem cuja idade aquele período deveria ser de aproximadamente 80 anos, parecia que tinha em torno de apenas 50. Com histórias como esta, não é nenhuma surpresa que algumas pessoas pensem que Canseliet é realmente o escritor por trás de “Le Mystere des Cathedrales” e “Le Demeures Philosophales.”

Outra informaçãopresume que Jean-Julien Hubert Champagne foi Fulcanelli. Seguindo uma linha do tempo, parece estranho o fato de ele ter se tornado um aluno do mestre após Canseliet, mas este cronograma pode ter sido fabricado. Além disso, Champagne foi o ilustrador dos livros de Fulcanelli. No entanto, como em tudo a ver com Fulcanelli, esta teoria também não é 100% confiável.

Por fim, alguns sugerem que o físico Jules Violle foi Fulcanelli. Infelizmente, não há nada sólido para apoiar esta teoria. Foi apenas um tiro selvagem no escuro, simplesmente porque era algo em meio a um enorme vazio na informação sobre este homem misterioso.

Este é um dos poucos casos na história em que há tão pouco para saber, que a curiosidade sobre o assunto raramente dá frutos. Os homens que trouxeram o nome Fulcanelli ao público estão todos mortos há muito tempo. Fulcanelli se pode ainda estar vivo em algum lugar, se Canseliet é para ser acreditado. Embora, é mais provável que Fulcanelli quer foi o primeiro a morrer ou foi um de todos eles junto.

Cape de: Le Mystere des Cathedrales
Cape de: Le Mystere des Cathedrales

Veja também

O monstro de 21 faces

Por quase dois anos, na década de 1980, um criminoso deixou o Japão em estado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com