Pyura Chilensis “A Rocha Viva”

O que parece ser uma rocha, na realidade é um animal marinho e que vive na costa do Chile e do Peru. Conhecida como “Piure” em espanhol, esse animal faz parte de uma classe de outros animais chamados de ascídias.

pyura_chilensis1

Como não podem ser mover para buscar companheiros, os Pyura Chilensis são hermafroditas. Nascem do sexo masculino, mas com o passar do tempo ganham órgão femininos. No momento da reprodução, o Pyura libera os óvulos femininos, e, ao mesmo tempo os espermatozoides masculinos na água. Se eles colidirem haverá a formação de uma nuvem fértil que por sua vez passará a gerar filhotes como os girinos. Os girinos por sua vez, procuram abrigo em rochas próximas e lá permanecem até a vida adulta.

Ele se combina de uma maneira natural com as rochas em que vive. Se por um acaso você pisar em um animal desses, a “casca” vai estourar e expor uma massa com um tom vermelho-sangue. Em países da América Central é considerada uma iguaria.

Pyura_chilensis3

A concentração de vanádio produzida pelo Pyura é de cerca de 10 milhões de vezes a quantidade encontrada na água do mar ao seu redor. Por causa de seu alto nível de vanádio, e da toxicidade do elemento, há preocupações sobre comer a criatura. Ainda assim, o animal é uma das principais fontes de alimento para espécies aquáticas, e também é pescado comercialmente e servido em restaurantes chilenos. A carne do animal pode ser enlatada ou vendida em tiras, bem como pode ser consumida crua ou cozida. Também é exportada para o Japão e para a Suécia.

Veja também

Big Nose George, o homem que acabou transformado num par de sapatos

Big Nose George Parrott foi um ladrão, salteador e bandido que atuou no oeste americano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *