Home / Estranho e Extraordinário / O que são buracos negros

O que são buracos negros

Nessa semana, um assunto que está muito em alta nos jornais e na internet é a revelação da primeira foto de um buraco negro, vejo posts a todo momento com essa foto. Mas você sabe o que é um buraco negro? Vou dar uma resumida no assunto aqui.

Ao contrário do que muitos pensam, buracos negros não são espaços vazios. Muito pelo contrário, eles são uma quantidade enorme de matéria, em um espaço extremamente comprimido.

Imagine o seguinte: uma estrela com massa 10 vezes maior que a do sol espremida em uma esfera do tamanho da cidade de São Paulo. O resultado é um campo gravitacional tão forte que nada consegue escapar dali, nem mesmo luz.

Os buracos negros foram previstos pela teoria geral da relatividade de Albert Einstein, que mostrava que quando uma estrela morre, ela deixa para trás um núcleo remanescente. Se a massa desse núcleo é maior que 3 vezes a massa do Sol, as equações mostraram que a força da gravidade é superior as outras e produz um buraco negro.

Se um buraco negro passar por uma nuvem de matéria interestelar, por exemplo, ele atrairá essa matéria para dentro de si (processo chamado de acreção). Se uma estrela comum passar perto de um buraco negro, ele pode destruir essa estrela, enquanto a atrai para si.

Veja também

O monstro de 21 faces

Por quase dois anos, na década de 1980, um criminoso deixou o Japão em estado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com