Kryptos, a escultura com mensagens criptografadas

No pátio da Agência Central de Inteligência (CIA), em Langley nos Estados Unidos, existe uma enorme escultura criada pelo artista Jim Sanborn e inaugurada ali em 1990. O que mais chama a atenção em Kryptos (“oculto” em latim) é que ela é uma enorme tela de cobre em forma de S e metade dela contém um texto criptografado.

Os caracteres fazem parte do alfabeto latino e existem também alguns pontos de interrogação. Esta principal escultura é composta de 4 mensagens enigmáticas separadas. Dessas 4, três já foram decifradas, mas depois de quase 30 anos, uma dessas mensagens ainda permanece indecifrada.

As mensagens

O texto do lado esquerdo da escultura contém um total de 865 letras e 4 pontos de interrogação. No texto existem 3 erros ortográficos que o artista informou serem propositais.

Já o lado direito da escultura exibe um total de 867 letras.

EMUFPHZLRFAXYUSDJKZLDKRNSHGNFIVJ
YQTQUXQBQVYUVLLTREVJYQTMKYRDMFD
VFPJUDEEHZWETZYVGWHKKQETGFQJNCE
GGWHKK? DQMCPFQZDQMMIAGPFXHQRLG
TIMVMZJANQLVKQEDAGDVFRPJUNGEUNA
QZGZLECGYUXUEENJTBJLBQCRTBJDFHRR
YIZETKZEMVDUFKSJHKFWHKUWQLSZFTI
HHDDDUVH? DWKBFUFPWNTDFIYCUQZERE
EVLDKFEZMOQQJLTTUGSYQPFEUNLAVIDX
FLGGTEZ? FKZBSFDQVGOGIPUFXHHDRKF
FHQNTGPUAECNUVPDJMQCLQUMUNEDFQ
ELZZVRRGKFFVOEEXBDMVPNFQXEZLGRE
DNQFMPNZGLFLPMRJQYALMGNUVPDXVKP
DQUMEBEDMHDAFMJGZNUPLGEWJLLAETG
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCD
AKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYP
BRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPT
CYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTO
DPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOS
ETOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSA
FOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSAB
GSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABC
HABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCD
IBCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDE
JCDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEF
KDEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFG
LEFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGH
MFGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHI
ENDYAHROHNLSRHEOCPTEOIBIDYSHNAIA
CHTNREYULDSLLSLLNOHSNOSMRWXMNE
TPRNGATIHNRARPESLNNELEBLPIIACAE
WMTWNDITEENRAHCTENEUDRETNHAEOE
TFOLSEDTIWENHAEIOYTEYQHEENCTAYCR
EIFTBRSPAMHHEWENATAMATEGYEERLB
TEEFOASFIOTUETUAEOTOARMAEERTNRTI
BSEDDNIAAHTTMSTEWPIEROAGRIEWFEB
AECTDDHILCEIHSITEGOEAOSDDRYDLORIT
RKLMLEHAGTDHARDPNEOHMGFMFEUHE
ECDMRIPFEIMEHNLSSTTRTVDOHW? OBKR
UOXOGHULBSOLIFBBWFLRVQQPRNGKSSO
TWTQSJQSSEKZZWATJKLUDIAWINFBNYP
VTTMZFPKWGDKZXTJCDIGKUHUAUEKCAR
NGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
OHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
PIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLM
QJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMN
RLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQ
SMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQU
TNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUV
UQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVW
VUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWX
WVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZ
XWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZK
YXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKR
ZZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRY
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCD

Sanborn já foi procurado muitas vezes por pessoas que gostam de solucionar códigos. Ele não revela muitas coisas, mas disse que a escultura possui um enigma dentro de um enigma e que este só poderá ser resolvido quando as quatro passagens forem decifradas corretamente.

O artista já deixou claro que não pretende dar a solução (embora já tenha dado algumas dicas sobre o texto faltante) e no começo desse ano informou que se ele morrer antes de alguém decifrar o código, a resposta será irá a leilão após sua morte.

Soluções

Jim Gillogly foi o primeiro a falar publicamente que havia solucionado os 3 primeiros enigmas, em 1999. Depois que Jim anunciou sua solução, a CIA e a NSA também anunciaram que seus funcionários haviam resolvido os códigos um pouco antes, mas que isso havia ficado apenas como assunto interno, sem divulgação fora da comunidade de inteligência.

Solução da primeira passagem
Método utilizado: Vigenère

Em inglês: BETWEEN SUBTLE SHADING AND THE ABSENCE OF LIGHT LIES THE NUANCE OF IQLUSION

Em português: ENTRE SOMBREAMENTO SUTIL E A AUSÊNCIA DE LUZ ESTÁ A NUÂNCIA DE IQLUSÃO

OBS: O erro ortográfico de IQLUSION, foi proposital para ILLUSION (Ilusão)

Solução da segunda passagem:
Método utilizado: Vigenère

Em inglês: T WAS TOTALLY INVISIBLE HOWS THAT POSSIBLE ? THEY USED THE EARTHS MAGNETIC FIELD X THE INFORMATION WAS GATHERED AND TRANSMITTED UNDERGRUUND TO AN UNKNOWN LOCATION X DOES LANGLEY KNOW ABOUT THIS ? THEY SHOULD ITS BURIED OUT THERE SOMEWHERE X WHO KNOWS THE EXACT LOCATION ? ONLY WW THIS WAS HIS LAST MESSAGE X THIRTY EIGHT DEGREES FIFTY SEVEN MINUTES SIX POINT FIVE SECONDS NORTH SEVENTY SEVEN DEGREES EIGHT MINUTES FORTY FOUR SECONDS WEST X LAYER TWO

Em português: SÃO TOTALMENTE INVISÍVEIS COMO ISSO POSSÍVEL? ELES USARAM O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA X AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS E TRANSMITIDAS SUBTERRÂNEO PARA UM LOCAL DESCONHECIDO X O LANGLEY SABE SOBRE ISSO? DEVEM TER SIDO ENTERRADOS LÁ EM ALGUM LUGAR X QUEM SABE A LOCALIZAÇÃO EXATA? SÓ WW ESTA FOI SUA ÚLTIMA MENSAGEM X TRINTA E OITO GRAUS CINQUENTA SETE MINUTOS SEIS PONTOS CINCO SEGUNDOS NORTE SETENTA E SETE GRAUS OITO MINUTOS QUARENTA E QUATRO SEGUNDOS OESTE X CAMADA DOIS

OBS: Em 2006, Sanborn entrou em contato com a comunidade dedicada a decifrar o Kryptos e informou que havia cometido um erro. Ele havia omitido um X (que era usado para separar as frases). A primeira solução estava incompleta, já que acabava em QUATRO SEGUNDOS OESTE, quando deveria incluir o X CAMADA DOIS.

Solução da terceira passagem:
Método utilizado: Transposição

Em inglês: SLOWLY DESPARATLY SLOWLY THE REMAINS OF PASSAGE DEBRIS THAT ENCUMBERED THE LOWER PART OF THE DOORWAY WAS REMOVED WITH TREMBLING HANDS I MADE A TINY BREACH IN THE UPPER LEFT HAND CORNER AND THEN WIDENING THE HOLE A LITTLE I INSERTED THE CANDLE AND PEERED IN THE HOT AIR ESCAPING FROM THE CHAMBER CAUSED THE FLAME TO FLICKER BUT PRESENTLY DETAILS OF THE ROOM WITHIN EMERGED FROM THE MIST X CAN YOU SEE ANYTHING Q ?

Em português: LENTAMENTE DESESPERADAMENTE LENTAMENTE OS RESTOS DE DETRITO DE PASSAGEM QUE ENCUMBERAM A PARTE INFERIOR DA PORTA FORAM REMOVIDOS COM MÃOS TREPIDANTES FIZ UMA PEQUENA QUEBRA NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO E ENTÃO AMPLIANDO O BURACO UM POUCO, INSERI A VELA E ESPEREI. O AR QUENTE QUE ESCAPA DA CÂMARA FAZ A CHAMA CINTILAR, MAS ATUALMENTE OS DETALHES DE DENTRO DA SALA EMERGEM DA NÉVOA X VOCÊ PODE VER ALGUMA COISA Q?

OBS: Aqui o artista faz uma citação parafraseando o relato de Howard Carter sobre a abertura da tumba de Tutankhamon em seu livro de 1922. A última pergunta dessa passagem é respondida no livro com: “coisas maravilhosas”.

Quarta passagem: Ainda indecifrada

A quarta passagem possui apenas 97 caracteres, ou seja, é bem menor do que as outras três, mas ainda assim sua complexidade é extremamente maior do que as demais. Tanto é, que Sanborn já deu algumas dicas para ajudar a solução e mesmo assim ninguém obteve sucesso.

Primeiras pistas: em 2010, Sanborn disse que os caracteres de 64 a 69 são BERLIM e em 2014 disse que os caracteres de 70 a 74 representam CLOCK (Relógio).

Mais recentemente, em janeiro de 2020 ele deu mais uma dica para a solução, os caracteres de 26 a 34 “QQPRNGKSS” são “NORTHEAST” (Noroeste).

Você gostaria de tentar resolver o mistério de Kryptos? Segue algumas dicas que podem ser úteis.

O site da Sra. Dunin (CLIQUE AQUI) é uma rica fonte de informações.

O artigo de Kim Zetter na Wired também fornece boas dicas (CLIQUE AQUI).

O Dr. Bauer, em seu livro “Não resolvidos! A história e os mistérios das maiores cifras do Antigo Egito até as Sociedade Secretas Online“, faz uma descrição bastante detalhada de como as três primeiras passagens foram resolvidas.

Vale lembrar que depois que os 4 textos forem decifrados, haverá ainda outro mistério que envolve as quatro passagens juntas e tem um significado ainda maior do que as passagens separadas.

Fontes:
Wikipedia
Wikipedia
New York Times
Elonka
Wired

Veja também

Fotografias pós-morte

Hoje em dia vivemos em uma sociedade que possui muitas facilidades tecnológicas e, uma delas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *