Figuras Dogū

No período Jomon (14.000-400 a.C.), o Japão tinha uma densidade populacional mais alta do que qualquer outra sociedade pré-agrícola e foi neste período que foram criadas várias estatuetas conhecidas como dogū, cuja tradução literal é: “figura de barro“.

O que são?

Os dogū são figuras humanoides moldadas em argila, de tamanhos variados e ricamente decoradas ou não. Até o momento, cerca de 18.000 dessas figuras já foram descobertas (com idades que variam entre 2.300 e 10.000 anos), porém não se sabe ao certo para que elas foram criadas.

Origens e características

Várias são as teorias do que podem ter sido essas figuras. Alguns acreditam que elas possam ser efígies de pessoas e que podiam por exemplo, se transferir doenças para elas, que depois seriam destruídas, eliminando a doença. Existem também teorias de que eles poderiam ter sido brinquedos ou mesmo símbolo de fertilidade.

Normalmente, essas pequenas estátuas possuem entre 10 e 30cm de altura. Quanto as características individuais de cada uma, são bastante variadas. Muitas delas são modelos femininos, com olhos grandes e quadris largos. Outra grande quantidade delas tem abdomens grandes (que são associadas à gravidez). Outra característica comum é que possuem rostos grandes, braços e mãos pequenos e corpos compactos.

Existem variações que não são associadas a pessoas, por exemplo: existem dogūs com cara de gato; sem pernas; com rosto enorme em formato de coração; outro usando uma máscara triangular;  dogūs com chifre; com cabeças achatadas; usando joelheiras; usando corpetes; e, talvez o mais famoso: um dogū “de olhos arregalados”, coberto com marcas pontilhadas e com fio.

Teorias do antigo astronauta

Como essas estatuetas permanecem sendo um enigma, é natural que surjam várias outras teorias de natureza não científica. Um desses teóricos, o famoso Erich Von Däniken, propõe em um de seus muitos livros, que a aparência física das estátuas esteja conectada aos trajes e equipamentos de astronautas, como “fechos modernos e aberturas para os olhos em seu capacete”.

Notas

Independentemente da sua real função, os dogū são pura arte. As formas caprichadas e riqueza de detalhes na sua criação, encantam e mostram as habilidades do povo antigo.

Se você se interessou, saiba que é possível comprar algumas dessas estatuetas. Verifiquei que na internet há muitas para venda, cujo preço varia entre US$ 30 e US$ 500. O que não é possível saber ao certo é se são originais ou réplicas. Acredito, particularmente que as originais devam ser muito mais caras.

Fontes:
Wikipedia
Japan Times
Met Museum
Sainsbury Institute

Onde comprar
Etsy
Ebay
Ebay

Veja também

Big Nose George, o homem que acabou transformado num par de sapatos

Big Nose George Parrott foi um ladrão, salteador e bandido que atuou no oeste americano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *