Cinema Secreto Encontrado nos Subterrâneos de Paris em 2004

Há um pouco de tempo atrás, um grupo de seis adolescentes entrou no porão do Ministério das Telecomunicações da França através de um túnel. Quando adentraram no recinto e o encontraram vazio, furtaram várias cópias de mapas da rede de túneis subterrâneos da cidade e saíram pela porta da frente quando terminaram. Anos e anos depois, eles transformaram uma das câmaras escondidas em um cinema.

les-ux-2Em setembro de 2004, durante um exercício de treinamento em partes remotas dos subterrâneos de Paris, a polícia localizou um cinema secreto, totalmente equipado e com capacidade para até 20 pessoas, um bar cheio, uma sala de jantar e vários salões, além disso, estavam instalados vários pontos de eletricidade e três linhas telefônicas.

Quando a polícia parisiense entrou nas catacumbas sob o Palais de Chaillot, um prédio que já abrigou a Cinémathèque Française, viram pela primeira vez uma placa que dizia “Prédio em construção, acesso não permitido”. Quando entraram e foram mais longe, encontraram uma câmera filmadora que registrava qualquer um que passasse e quando eles se aproximaram, uma gravação de cães latindo foi acionada. À medida que avançavam, entravam numa caverna de 400 metros quadrados que continha o cinema e outras instalações em pleno funcionamento. Havia também uma tela gigante, projetor, cadeiras, filmes que vão desde thrillers da década de 1950 a filmes mais recentes. Além disso, os amantes do cinema tinham realizado festivais de cinema lá por muitos anos.

les-uxDescobriu-se que havia sido construído pelo grupo chamado Les UX (The Urban Experiment, ou em português, O Experimento Urbano). Esse grupo secretamente melhora e restaura lugares escondidos de Paris, que são historicamente significativos, mas que devido a falta de verba foram abandonados pelo governo. Acredita-se que pelo menos 100 de seus membros são artistas extremamente qualificados, arquitetos, historiadores e cidadãos com vasto conhecimento técnico.

Les UX tem realizado vários projetos secretos desde sua fundação em 1981, quando os criadores furtaram os mapas de muitas passagens subterrâneas de Paris. Um dos seus projetos conhecidos é a restauração do relógio Wagner do século XIX no Panteão, bem debaixo dos narizes das polícias e dos transeuntes.

Embora Paris seja famosa por seus túneis subterrâneos e catacumbas, apenas uma pequena área está aberta ao acesso público. Os túneis já foram pedreiras com calcário nos arredores de Paris. Com o tempo, a cidade se expandiu até um ponto onde aquelas pedreiras passaram a ficar abaixo dela. Acredita-se que exista cerca de 200 quilômetros de túneis e labirintos nos subterrâneos da cidade luz.

Veja também

Big Nose George, o homem que acabou transformado num par de sapatos

Big Nose George Parrott foi um ladrão, salteador e bandido que atuou no oeste americano …

2 comentários

  1. Gostei muito obrigado pelas dicas, continue o bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *