Home / Estranho e Extraordinário / A primeira máquina de venda automática foi criada no século I

A primeira máquina de venda automática foi criada no século I

Não é por acaso que Alexandria é considerada um berço para a evolução da civilização moderna. A cidade era uma grande academia, onde muitas novas invenções foram criadas e o conhecimento produzido lá, permanece sendo aproveitado até os dias de hoje. Muitos estudiosos famosos, como Isaac Newton foram influenciados por estudos vindos de Alexandria.

Entre os engenheiros e inventores mais famosos de Alexandria, estava Hero de Alexandria, que viveu e trabalhou durante o século I d.C. Ele é muito lembrado e elogiado por avanços no campo da pneumática (ciência que estuda os gases e suas características em diferentes temperaturas).

Em seu livro Pneumatica, Hero escreveu: “Pela união do ar, terra, fogo e água, e a concordância de três ou quatro princípios elementares, várias combinações são efetuadas, algumas das quais suprem as necessidades mais prementes da vida humana, enquanto outras produzem surpresa e alarme”.  Nesse livro, ele descreve algumas invenções que funcionam manipulando o ar, o vapor e a pressão da água.

As máquinas de Hero surpreendiam as pessoas. Muitas de suas invenções podiam funcionar sem ajuda de humanos, e em várias delas, apenas com a energia fornecida pelo vapor.

Nessa época havia em Alexandria vários templos, onde várias seitas estavam seguras para criar seus próprios centros religiosos. Segundo algumas histórias, Hero criou portas que eram dito “mágicas”. Essas portas não precisavam ser empurradas para abrir, pois eram ajudadas por um sistema avançado de hidráulica.

O sistema consistia no seguinte: grandes tanques metal que continham água conduziam dobradiças mecânicas que estavam ligadas ao altar, e, durante procissões religiosas dadas para os adoradores do templo, o padre acendia um fogo. O calor produzido alimentava o sistema hidráulico, que acionava a porta. Quando o fogo era extinto, as portas do templo iam se fechando lentamente.

Acredito que a máquina mais popular inventada por Hero tenha sido a máquina que vendia água benta. Quando se colocava uma moeda de quatro dracmas de prata na abertura superior, uma certa quantidade de água benta era dispensada.

As máquinas de venda automática ficavam instaladas dentro dos templos e pareciam vasos. Havia uma fenda para jogar uma moeda na parte superior do aparelho. Com o peso, a moeda levantava uma barra dentro do vaso, e uma pequena quantidade de água benta era liberada. Para as pessoas que não eram devotas da ciência e que não tinham ideia de como as máquinas funcionavam, essas máquinas eram verdadeiros milagres. Para os sacerdotes que achavam cansativo fazer a coleta do dinheiro pessoalmente, a máquina era uma salvadora.

Tudo isso que Hero produziu é ainda mais impressionante quando se pensa que ele viveu e trabalhou dois mil anos antes da revolução industrial. Apenas fazendo uma comparação, a primeira máquina automática de venda nos EUA, surgiu apenas em 1888, e vendia chicletes.

Veja também

Coincidência

Você acredita em coincidências? Muitos críticos acreditam que a coincidência não é nada além de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com