Home / Diversos / O número 13 – mitologia, sexta-feira 13, história, superstições e ciência

O número 13 – mitologia, sexta-feira 13, história, superstições e ciência

Apesar de o ser humano ter um cérebro já bastante desenvolvido, termos criado tecnologias extremamente complexas, a raça humana de maneira geral continua sendo temerosa e supersticiosa, desde os tempos antigos até atualmente.

Algumas experiências humanas também são frequentemente baseadas no medo. O medo de uma sexta-feira 13 por exemplo é chamado de Parascavedecatriafobia.

Número 13 na mitologia

As superstições a respeito das sexta-feiras 13, originaram-se a partir de um mito nórdico que diz respeito a 12 deuses participando de uma festa em Valhalla. Loki teria entrado de penetra nesta festa e acabou fazendo com que Hod (deus das trevas) atirasse uma flecha em Baldur (deus da alegria). Baldur acabou morrendo e fazendo com que a terra mergulhasse na escuridão.

Quando os nórdicos e as tribos germânicas se tornaram cristãos, Freya deveria ter sido banida para as montanhas como uma bruxa. Sexta-feira passou a ser chamada de sabá das bruxas. Acreditava-se que neste dia, a cada semana, doze bruxas e o Diabo se encontravam – treze espíritos malignos ao todo.

História

Alguns acreditam que a superstição a respeito desse dia iniciou quando Jaques de Molay (grão-mestre dos cavaleiros templários) e muitos de seus mais importantes cavaleiros foram presos, numa sexta-feira 13. Desse dia em diante, os seguidores dos templários passaram a considerar como um dia de azar.

Os Cavaleiros Templários foram criados por um grupo chamado Priorado de Sião e os tesouros e segredos dessas organizações místicas podem levar até a América e aos maçons.

Por exemplo, a bandeira original dos EUA tinha 13 estrelas. Outro exemplo é a nota de 1 dólar. Nela, acima da águia, existem 13 estrelas que juntas formam uma estrela de Davi.

Superstições

  • Entre todas as várias superstições que existem, com certeza uma das mais comuns é a que tem o número 13. No que diz respeito a datas, o dia 13 é considerado um dia de azar, mas se você por acaso nasceu numa sexta-feira 13, acredita-se que esse pode ser seu dia de sorte.
  • Em muitas culturas, desencoraja-se quem pensa em casar numa semana que possua um dia 13.
  • Na Escócia, não existe portão 13 em nenhum aeroporto, no lugar dele, há um portão chamado 12B.
  • Nos aviões da Lufthansa a numeração dos assentos pula de 12 pra 14.

Relação do número 13 com a ciência

  • 13 é um número de Fibonacci
  • 13 é o segundo número de estrela (posteriormente vou publicar sobre números estrela neste blog)
  • Existem 13 círculos no Cubo de Metatron
  • 13 é o número atômico do alumínio. Em química e física, o número atômico é o número de prótons encontrados no núcleo de um átomo. É tradicionalmente representado pelo símbolo Z. O número atômico identifica exclusivamente um elemento químico.

Veja também

Templo satânico é reconhecido como igreja nos EUA

The Satanic Temple, ou em português “O Templo Satânico” foi oficialmente reconhecido há poucos dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com