Efeito Troxler

O Efeito Troxler recebe esse nome devido ao seu descobridor, o médico e filósofo suíço Ignaz Paul Vital Troxler (1780-1866). Em 1804, ele descobriu que olhando fixamente em algum lugar, pode fazer com que as imagens paradas ao redor pareçam estar desaparecendo ou desvanecendo.

Esse efeito mostra a importância das sacadas, que são os movimentos, ainda que involuntários dos olhos, mesmo quando aparentemente o olhar está fixo em algum ponto. Em resumo, um estímulo de luz constante faz com que um neurônio individual seja insensível a esse estímulo e, reduz a força de seu sinal para o cérebro.

O efeito Troxler ocorre com qualquer estímulo estacionário, mas sua ação é bastante rápida e perceptível com estímulos de menor contraste.

É meio complexo de entender? Vou tentar ser mais prático e mostrar alguns exemplos que você pode testar aí mesmo na frente do seu computador e assim entender melhor o efeito Troxler.

Quando olhamos para o mundo ao redor com apenas um olho, não percebemos uma lacuna em nosso campo visual e, mesmo quando estão presentes, o que experimentamos (é ilusório) e consiste em deixar de ver alguns objetos que estão ali.

Faça o teste você mesmo olhando as figuras abaixo. Feche um dos olhos e olhe atentamente com o outro para a cruz. Se você estiver na distância correta da tela, aos poucos vai começar a não enxergar mais o ponto preto.

Exemplos 1 e 2:
Você pode experimentar isso olhando as figuras abaixo. Feche um dos olhos e olhe para as imagens relevantes abaixo enquanto está em frente e fixando-se na cruz. Se você estiver à distância certa da tela, deve parar de ver o ponto preto e passar a ver apenas um fundo branco em ambas.

Demonstração do desaparecimento do ponto preto no ponto cego do olho esquerdo

Demonstração do desaparecimento do ponto preto no ponto cego do olho direito

Exemplo 3:
Como nas imagens anteriores, o que circunda a área das imagens é branco, se você refizer o teste olhando para a imagem abaixo, perceberá que a cruz irá desaparecer e você perceberá a linha preta completamente preenchida.

Exemplo 4:
Fixe o olhar no ponto central do círculo e perceba que o anel azul ao redor, vai desaparecer.

Referência:

Thomson, G. and Macpherson, F. (July 2107), “Troxler Effect” in F. Macpherson (ed.), The Illusions Index. Retrieved from https://www.illusionsindex.org/i/troxler-effect.

Veja também

Seria o nosso universo apenas um holograma?

Você já imaginou alguma vez que a realidade pode não ser real ou ser apenas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *