Home / Diversos / Câmera de alto desempenho desenvolvida pelo NIST pode detectar vida extraterrestre e matéria escura

Câmera de alto desempenho desenvolvida pelo NIST pode detectar vida extraterrestre e matéria escura

Pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) fizeram o que pode ser uma das câmeras de maior desempenho já criadas, composta por sensores que contam fótons únicos ou partículas de luz.

Com mais de 1.000 sensores, a câmera desenvolvida pelo NIST pode ser útil em futuros telescópios espaciais, procurando por sinais químicos de vida em outros planetas ou até em novos equipamentos criados para procurar a tão famosa “matéria escura”, que acredita-se constituir a maior parte das coisas do universo.

A câmera consiste em sensores feitos de nanofios supercondutores, que podem detectar fótons únicos. Eles estão entre os melhores contadores de fótons em termos de velocidade, eficiência e variedade na sensibilidade de cores.

Os detectores de nanofios também têm as menores taxas de contagem escura de qualquer tipo de sensor de fótons, o que significa que não contam sinais falsos causados ​​por ruído, em vez de fótons. Esse recurso é especialmente útil para pesquisas de matéria escura e astronomia. Porém, câmeras com mais pixels e dimensões físicas maiores do que as disponíveis anteriormente são necessárias para essas aplicações e também precisam detectar luz na extremidade da faixa de infravermelho, com comprimentos de onda mais longos do que os praticados atualmente.

A câmera do NIST é pequena em tamanho físico, um quadrado medindo 1,6 mm de lado, mas equipado com 1.024 sensores para criar imagens de alta resolução. O principal desafio foi encontrar uma maneira de agrupar e obter resultados de tantos detectores sem superaquecer.

Fonte: Optics.org 

Veja também

Morte por passeio na montanha-russa

Um cara chamado Julijonas Urbonas desenvolveu um conceito de uma montanha-russa projetada para matar seus …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com