Home / Diversos / A Arte de H R Giger

A Arte de H R Giger

Se você não conhece ou nunca ouviu falar desse nome, tenho certeza de que ao menos algumas de suas obras você já viu.

Hans Rudolf  Giger, ou H R Giger (1940 – 2014), foi um pintor surrealista suíço, cujo estilo de sua obra foi adaptado para várias formas de mídia, incluindo discos, móveis e tatuagens.

Reconhecido como um dos principais artistas do mundo do realismo, começou a produzir suas primeiras obras em 1964, principalmente desenhos a tinta e pinturas a óleo, o que resultou em sua primeira exposição individual, em 1966. Pouco tempo depois ele descobriu o aerógrafo e com isso, seu estilo de pintura a mão livre. A maior parte de seus trabalho mais conhecidos veio a partir daí.

Em 1977, Giger publicou o Necronomicon, seu mais famoso livro, serviu como inspiração para o filme Alien, de Ridley Scott, sendo essa a primeira associação de Giger com um filme de alto nível e, que de quebra lhe rendeu o Oscar de efeitos especiais pelos desenhos dos personagens, incluindo todas as etapas do ciclo de vida e dos ambientes extraterrestres do filme. Alguns outros filmes conhecidos com projetos de Giger, incluem “Poltergeist II”, “Species” e “Alien 3”.

Desde que iniciou sua carreira, Giger também trabalhou com esculturas e sempre manteve o desejo de estender sua arte para além do papel. Apenas em 1988 ele teve a oportunidade de projetar um ambiente completo, o Giger Bar, em Tóquio, no Japão. No entanto, passaram-se mais 4 anos até que todo o planejado fosse realizado, com sua supervisão pessoal, foi aberto um segundo Giger Bar, dessa vez em Chur, sua cidade natal.

O museu H R Giger, mais uma extensão do sonho de Giger, abriu as portas no meio do ano de 1998, no Chateau St. Germain, em Gruyères, Suíça. Este museu abriga a maior coleção das pinturas de Giger, esculturas, mobília e desenhos de filmes, bem como as mais proeminentes de suas obras, que datam desde o início dos anos 60 até os atuais.

MUSEUM HR GIGER
Château St. Germain 1663 Gruyères
Tel.: +41 26 921 22 00
Fax: +41 26 921 22 11
E-Mail: info@hrgigermuseum.com

Horários de abertura:
Abril a Outubro: Todos os dias das 10 as 18h
De Novembro a Março: Quarta a Sexta das 13 as 17h
Sábados e Domingos das 10 as 18h
Segundas e Terças: Fechado

H R Giger faleceu numa segunda-feira, 12 de maio de 2014 com a idade de 74 anos.

Veja também

Aubrey Beardsley – O artista mais controverso da era Art Noveau

Quando pensamos em artistas controversos ao longo da história, inevitavelmente vêm a mente Picasso e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com