Home / Civilizações e Culturas / Civlização Olmeca

Civlização Olmeca

A antiga civilização olmeca é considerada uma das primeiras da América Central e a primeira grande civilização no México. Eles existiram muito antes mesmo do império asteca. Sua marca foi deixada nos povos daquela região, onde desenvolveram uma cultura extremamente complexa e que até hoje é estudada.

Acredita-se que os olmecas tenham vivido onde hoje são os estados mexicanos de Tabasco e Veracruz e existiu de 1600 a.C a aproximadamente 350 a.C.

Sabe-se muito pouco a respeito deste povo, acho que eles são mais conhecidos por suas esculturas de cabeças em rocha (pesando até 20 toneladas). Eles podem ter sido os primeiros a aprender como retirar o látex das seringueiras, transformando em algo que pudesse ser moldado. Acredita-se também que eles podem ter sido uns dos primeiros a praticar esporte com bola (feitas de borracha sólida).

Comércio

Não existem registros sobre comércio, crenças, nem mesmo costumes dos olmecas, mas estudos arqueológicos fazem acreditar que eles não estavam economicamente confinados. Artefatos olmecas foram encontrados em toda Meso América, o que indica que existiam rotas comerciais para outras regiões.

Os negócios ajudaram os olmecas a construir os centros urbanos de San Lorenzo e La Venta, mas essas cidades eram mais usadas para fins cerimoniais, a maior parte da população habitava aldeias. As residências tinham uma espécie de depósito para guardar verduras e eles também tinham jardins onde cultivavam ervas medicinais e pequenas plantações. Provavelmente também cultivavam milho, feijão, abóbora, mandioca, batata-doce e algodão.

Religião

No que diz respeito a religião dos olmecas, também não é possível encontrar muitas informações, mas através de suas obras de arte podemos ter alguma ideia a respeito. Haviam 8 andróginas diferentes e cada um tinha características distintas. As atividades religiosas relativas a essas divindades provavelmente incluíam os governantes de elite, xamãs e possivelmente uma classe sacerdotal fazendo oferendas em locais religiosos em La Venta e San Lorenzo.

Arte

Quanto a arte, os olmecas trabalhavam com vários materiais (jade, argila, basalto, etc). Outra arte expressa criaturas antropomórficas, estilizadas, que possuem uma iconografia que parece ter significado religioso.

Mas entre todas as artes olmecas, as mais impressionantes são as enormes cabeças humanas esculpidas em pedras de basalto. Cada uma das 17 cabeças (que foram desenterradas até o momento) retratam homens maduros, com bocas carnudas e nariz achatado. Nenhuma delas é igual e cada uma tem um cocar único (isso sugere que representam indivíduos específicos).

Outro fato interessante a respeito dessas enormes cabeças é que os pedregulhos foram trazidos da região de Sierra de los Tuxtlas, em Veracruz. Como foi necessário um grande esforço para transportar elas por uma grande distância, pensa-se que elas podem representar poderosos governantes (quem sabe para homenageá-los após sua morte).

O fim

A população olmeca foi caindo drasticamente até por volta do ano 350 a.C., embora não esteja claro o motivo. O estudiosos especulam que pode ter sido causado por mudanças ambientais ou até mesmo devido as atividades vulcânicas da região.

Fontes:

Khan Academy: 

Aztec History: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com